Iniciativa

Projeto que liberta através da leitura

Projeto da pesquisadora pelotense Winnie Bueno que estimula doação de livros para estudantes e pesquisadores negros já alcançou mais de cem pessoas

Reprodução -

Quando chegam em quem precisam, os livros libertam, dão poder. Mas eles precisam chegar. Dentro deste pensamento, a pesquisadora e ativista pelotense Winnie Bueno criou uma ação, neste fim de 2018, para que pessoas brancas doassem livros que pessoas negras estivessem precisando. Ela batizou de Tinder dos Livros, e a estimativa é de que mais de cem entregas já tenham acontecido.

A proposta, ela conta, nasceu durante a Semana da Consciência Negra, em novembro. "Fiquei lendo um monte de pessoas brancas falando sobre a data de maneira aleatória e sugeri que uma boa ação para esse dia seria doar um livro para uma pessoa negra. Aí, várias pessoas mandaram mensagem se dizendo interessadas em doar e eu comecei a organizar as doações."

Winnie é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda na mesma área na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), dentro da linha de pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalidade. É também colaboradora junto a movimentos sociais através de cursos, palestras e oficinas relacionadas às questões raciais, de gênero e sexualidades, direitos humanos, intolerância religiosa e pensamento feminista negro.

Trata-se de trajetória acadêmica construída na vivência, mas também alimentada por intensa leitura. "Ler é emancipador. Especialmente para pessoas negras, é uma ferramenta não só de conhecimento, mas de auxílio para a autodefinição. Quando você vive num país que nega a existência do racismo sistematicamente, ler sobre essas questões, de forma crítica, é um dos processos que mais contribuem para o empoderamento. Você ter certeza que não é você que é insuficiente, mas que existe uma estrutura multidimensional operada para que você seja mantida numa situação de subalternidade é libertador. Conhecimento é libertador", comenta.

Dentro do assunto, Winnie sugere, a pedido do Diário Popular, leituras que contribuem nesse processo de empoderamento e emancipação. Ela inicia com a professora e filósofa Ângela Davis, a quem considera uma das intelectuais mais ativistas do mundo atual. Dela, Mulheres, raça e classe foi dos livros mais pedidos no Tinder dos Livros - e Winnie se diz extremamente feliz com isso. "Também gosto muito de literatura e recomendo o livro Um defeito de cor, da Ana Maria Gonçalves e Amada da Toni Morrison. Entre as intelectuais negras temos muita coisa boa, eu gosto muito dos escritos da Nilma Lino Gomes, da Ana Flauzina, da Ana Flávia Magalhães e da Thula Pires de Oliveira", prossegue.

A estudante Renata Cruz cursa Direito na Universidade Estácio de Sá, em Aracaju (SE), e pesquisa a área de Direitos Humanos. Há meses buscava o livro Dicionário da escravidão e liberdade, que reúne 50 textos críticos sobre os 130 anos da abolição da escravidão. "É um apanhado de dados muito importante para que a gente entenda de fato o que foi o período escravocrata no país", comenta.

A partir da iniciativa criada por Winnie, Renata conseguiu uma doadora e teve acesso ao material. "É um projeto incrível que vai proporcionar a mim e outros tantos jovens negros concluir de uma maneira mais fácil os trabalhos. Ainda estamos em menor número na academia, e mesmo lá dentro nos deparamos com uma estrutura racista. Ações assim são sempre bem-vindas", elogia.

A estudante Renata Lopes também conseguiu livro através da campanha. E, ela diz, "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, tem sido muito importante dentro do recente processo de autodefinição. "pretendo fazer pedagogia na área infantil e eu acredito que o crescimento de projetos negros tem importância para a perspectiva da criança e adolescente", diz.

Como participar
Aos interessados em fazer a doação de livros e também em recebê-los, basta entrar em contato com Winnie através de mensagem direta no twitter @winniebueno. Para o futuro, está sendo pensado um aplicativo para otimizar o encontro entre livros e pessoas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o horário de funcionamento dos principais serviços da cidade na virada do ano Anterior

Confira o horário de funcionamento dos principais serviços da cidade na virada do ano

Sob a ameaça de novo tsunami, Indonésia esvazia cidades e vilas Próximo

Sob a ameaça de novo tsunami, Indonésia esvazia cidades e vilas

Deixe seu comentário